terça-feira, 25 de novembro de 2014

Conceitos importantes


Presta atenção às seguintes definições. São conceitos importantes para compreender o Renascimento. Se tiveres dúvidas, pergunta à tua professora!

Renascimento - foi um movimento cultural dos séculos XV e XVI que se caracterizou pela inspiração na cultura greco-romana e pela valorização do Homem e das suas capacidades.

Classicismo - valorização da Antiguidade Clássica (grega e romana) como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar.

Antropocentrismo - é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem. Consiste na ideia de que "o homem está no centro das atenções".

Individualismo - O Homem do Renascimento passou a apoiar a competição e a desenvolver a crença baseada em que o homem tudo poderia, desde que tivesse vontade, talento e capacidade de ação individual. Surge, portanto, devido à valorização das capacidades do Homem.

Humanismo – movimento cultural integrado no Renascimento que consiste no estudo das línguas, dos textos e dos autores clássicos, no interesse pela valorização do Homem e das suas capacidades e na crítica à sociedade do seu tempo.

1 comentário: